domingo, 2 de maio de 2010

Milton Glaser - I 'heart' NY

Glaser (1929 -   ) foi um dos mais influentes designers e ilustradores do século XX. Seu trabalho é marcado tanto de trabalhos excepcionais como de outros não tão bons. A qualidade duvidosa de alguns de seus trabalhos talvez se deva na aplicação de uma das 7 setenças que o nortearam: dúvida é melhor que certeza. Isso o leva a atitudes experimentais, que estão mais sujeitas ao erro que manter-se na luz do convencional.

Os "7 mandamentos" de Milton Glaser:
1. Menos não é necessariamente mais
Existem trabalhos que só ganham o verdadeiro impacto pelo trabalho que deram.
2. Não se deve confiar num estilo único
A realidade muda, e os estilos devem adaptar-se. Um estilo pode ser muito funcional em um momento, ou durante algumas décadas, mas pode vir por água abaixo após um tempo.
3.Você só deve trabalhar para quem você gosta
Todo trabalho realmente significativo surgiu de um relacionamento afectivo com o cliente. Compartilhar de informações em comum e gerar um laço afetivo torna o trabalho mais completo, estimulante, eficiente.
4. Algumas pessoas são tóxicas, mantenha distância
Observe quais pessoas lhe sugam ou renovam as energias, quais agregam e quais não acrescentam nada em sua vida.
5. Profissionalismo não é suficiente
Profissionais tendem a repetir o sucesso quando acertam. Isso significa reduzir a margem de risco. Porém, uma das coisas mais necessárias no nosso campo é transgredir, e correr o risco de apresentar algo novo, aceitar a possibilidade de falhar ou ouvir alguns ‘nãos’.
6. Dúvida é melhor que certeza.
Quando você tiver certeza de qualquer coisa na sua vida, fique preocupado. A dúvida é o caminho para a evolução.
7. Não se feche em poucas referências
Devemos ser persistentes e consistentes e, principalmente, compreender as idéia a fundo e a amplitude e correlações entre elas. ‘ A riqueza do entendimento vem da profunda idéia histórica e filosófica’.

 'I heart NY' é, sem dúvidas, a mais popular obra de Milton e uma das artes gráficas mais famosas do mundo. Encomendada pelo Departamento de Comércio de Nova York, a peça ficou tão conhecida que 'to heart' é um verbo coloquial inglês para 'amor'.
Pôster para o album Greatest Hits de 1967 do Bob Dylan. A peça transmite de forma clara a essência do músico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright © Maurício Chades